Aprender e Ensinar com as
TIC: uma aventura apaixonante
O ato de ler nos remete a aventuras apaixonantes; por isso, Paulo
Freire (1995) nos diz que educar é promover a capacidade de ler a realidade e
de agir para transformá-la, impregnando de sentido a vida cotidiana. Daí a importância
da Leitura do Mundo no processo de formação. Na sociedade da aprendizagem a leitura do mundo se
apresenta pelas lentes da presença e da importância da tecnologia na nossa
vida.
Assim como a cultura rege as relações do homem com a sociedade,
a cultura tecnológica se faz necessária justamente para
facilitar o processo de socialização do homem no mundo atual. Essa realidade
fomenta um repensar da prática educativa e do papel da Escola na sociedade.
Tendo como ponto de análise esse aspecto, o
presente artigo, faz uma reflexão sobre o potencial pedagógico de recursos
das TIC no ensino e na aprendizagem na Escola.
O papel da
tecnologia na educação promove mudanças no pensar e no agir dos sujeitos
envolvidos neste processo. A Escola é levada a rever currículo e readaptar-se
para a sua nova função, pois deixou de ser o único local que detinha o conhecimento. O
professor precisa mudar a sua
metodologia, saber usar as ferramentas virtuais e interativas e rever sua função, pois deixou de ser aquele que
transmitia o conhecimento. O aluno, com a ampliação e o acesso ao conhecimento,
tem que empregar um esforço
maior no sentido de adquirir saberes e elaborar suas próprias reflexões para
interagir numa sociedade cada vez mais conectada .
Apesar da Revolução Tecnológica ter em sua origem a chamada “informação”, entendida não
apenas como o desenvolvimento tecnológico de comunicações, como a Internet ou a
televisão, e sim como também conteúdo, pois ela pode ser registrada, arquivada,
‘computada’ em máquinas e artefatos que se tornam ‘informatizados’ e não
automatizados, muito lentamente essa integração entre tecnologia e educação vem
acontecendo, pois poucos professores adotam em sua prática pedagógica as
ferramentas virtuais e interativas. Uma simples pesquisa numa
escola pode comprovar essa realidade que em nada favorece e nem permite o
acesso do alunado a aprendizagem significativa.
No entanto,
apesar de todos os benefícios que as TIC trazem para o ensino e aprendizagem,
toda essa transformação que se processa na organização e representação do conhecimento pode revelar um ponto
negativo com a existência do ensino
commodity, que se
apresenta quando os educadores não usam os recursos da tecnologia da informação
e do conhecimento como ferramentas pedagógicas de aprendizagem e matéria prima
digital, multiforme e de relativo baixo custo, que os transforma em produtores
e consumidores da educação.
Atransformação que as TIC promovem na sociedade
do conhecimento e na Escola, traz muitas mudanças significativas para a área
educacional e muitos benefícios para os alunos e professores.
Na área
pedagógica apresentam-se o recurso do hipertexto e da web Quest.
É preciso despertar o interesse do aluno atravpes de novas metodologias, as TIC's devem ser dominadas para nos ajudar no processo, por isso, devemos conhecer as possibilidades que elas nos oferecem para não ficarmos presos ao ensino tradicional.
ResponderExcluirSei texto, hipertextual está excelente. Parabéns! Gostei da forma criativa de fazer as postagens.
ResponderExcluirObrigada Tânia me inspirei em você.
ExcluirSeu texto, quis dizer.
ResponderExcluir